Ramo Escoteiro


                                                                                                                                                                   
O QUE É O RAMO ESCOTEIRO?                                                                                                          

Ramo Escoteiro é formado por jovens de ambos os sexos de 11 a 14 anos de idade. 
O programa educativo aplicado ao Ramo Escoteiro tem como principal ênfase o processo de criação e ampliação da autonomia dos jovens, é fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza. As atividades visam aumentar os conhecimentos e a autoconfiança dos jovens. Os grupos são formados por tropas. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, utilizando o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade.
A organização da Tropa Escoteira pode ser só de Escoteiros, só de Escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos. Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação. Todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Cada patrulha tem o seu monitor, que é responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha, ajudado por um sub-monitor. Esses dois jovens são escolhidos por eleição direta, com orientação da chefia.
Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior (masculino) ou Tropa Guia (feminino), depois de fazer a "rota" para se adaptar na futura tropa, o Escoteiro ou a Escoteira passa por uma cerimônia de passagem na qual se despede da Tropa.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário